sábado, 26 de junho de 2010

Jabulani

A famosa Jabulani foi apresentada ao mundo em 4 de dezembro de 2009, mas não prometia ser a protagonista da Copa do Mundo. Afinal, ela é mais silenciosa que as insistentes vuvuzelas e bem menos chamativa que o simpático mascote Zakumi, o leopardo verde e amarelo.

A bola possui 11 cores diferentes, representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. Interessante. O nome significa “celebrar” em Bantu isiZulu. Criativo. Seu design possui traços africanos. Lógico.

Mas o que chama a atenção do mundo inteiro é o propósito da Jabulani: dificultar a vida dos goleiros. Isso porque a bola é mais veloz e atinge altura superior às outras bolas usadas em copas do mundo. A explicação está na aerodinâmica: ela é toda coberta de ranhuras - um pouco parecidas com os sulcos das impressões digitais. E apesar de normalmente se pensar que objetos lisos são mais aerodinâmicos, as superfícies com irregularidades podem ser melhores para diminuir o arrasto.

A novidade das discussões sobre a Jabulani é que a Fifa reconheceu que pode haver algum problema com a bola oficial, mas a entidade não se aprofundará no assunto até o fim da competição. Depois de conhecermos o país campeão do mundial, a Fifa discutirá o tema com treinadores e membros de equipe. Em seguida, haverá encontro com a Adidas, a fabricante. Talvez seja tarde demais.

De qualquer forma, é a desculpa perfeita para os que não conseguiram bons rendimentos na Copa do Mundo. Os países europeus, acostumados a vencer, que o digam. A nossa torcida é para que a mesma desculpa não tenha que ser usada pelos jogadores brasileiros.

Aí vão algumas declarações sobre a polêmica Jabulani:

Acontece sempre, os jogadores estão sempre reclamando sobre a bola. Normalmente são só os goleiros, mas agora nós temos outros se queixando também. Em grandes competições mundiais você espera que eles gostem da bola, mas este não é o caso”. Tostão, ex-jogador e colunista da Folha de S. Paulo

"Parece uma bola de praia. É triste que em uma competição tão importante como a Copa do Mundo um elemento como a bola seja tão sofrível". Iker Casillas, goleiro espanhol.

"A bola é muito estranha, de repente sai de você, acho que ela não gosta que alguém a chute. É mais um adversário. Parece que tem alguém gu

iando a bola. Você vai cabecear e ela se mexe. É sobrenatural essa bola". Luís Fabiano.

"É horrível, horrorosa. Parece aquelas que a gente compra no supermercado". Júlio Cesar.

"Digamos que a bola normal é como mulher de malandro: você chuta e ela está ali, legal. Essa bola da Copa é estilo patricinha: não quer ser chutada". Felipe Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário